4 livros para conhecer a trajetória de Machado de Assis
Autor de importantes obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Dom Casmurro (1899) e Quincas Borba (1891), Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos mais importantes escritores da literatura brasileira do século XIX.
O conjunto da obra de Machado de Assis é vasto e diversificado, contendo contos, crônicas, romances e muito mais.
Por sua linguagem inconfundível, as obras de Machado tornaram-se cânones da literatura brasileira, e ele, para muitos leitores, críticos e estudantes, é o nome mais importante de toda a literatura já produzida no Brasil. Por isso, as suas obras sempre são cobradas em exames de vestibular e abordadas nas escolas.

4 livros sobre o autor
Conhecer Machado de Assis, a sua trajetória e a sua obra é crucial para qualquer estudante. Pensando nisso, apresentamos abaixo quatro obras para saber mais sobre esse grande escritor. Confira!
1. Machado de Assis: Num recanto, um mundo inteiro
Livro Machado de Assis: Num recanto, um mundo inteiro, Dau Bastos
Esta biografia harmoniza a trajetória pessoalde Machado de Assis com o processo de produção de sua obra. Conecta situações corriqueiras a eventos literários decisivos e fatos de grande importância histórica. Arte, cultura, política e outras esferas constituem um todo a facultar uma visão privilegiada do século XIX e seus desdobramentos.
Nesse contexto, destacam-se as realizações de Machado, que, entre nós, consolidou a crônica, fundamentou a crítica, modernizou o conto e elevou o romance a padrões internacionais, firmando-se entre os melhores prosadores do planeta. Mesmo em verso, deixou composições merecedoras de integrar qualquer antologia completa da poesia brasileira.
Este livro incorpora as últimas descobertas dos pesquisadores para espessar e matizar a imagem de Machado. Denso e dinâmico, ocupa espaço relevante entre as homenagens pelo centenário de morte do escritor.
Sobre o autor: Dau Bastos é professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre seus livros encontram-se os romances Das trips, coração, Snif e Clandestinos na América, além da tese Céline e a Ruína do Velho Mundo, premiada como melhor volume de ensaio de 2003, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
» Acesse ao livro Machado de Assis: Num recanto, um mundo inteiro
2. Três Vezes Machado de Assis
Livro Três Vezes Machado de Assis, Ubiratan Machado
Ubiratan Machado presta uma homenagem a Machado de Assis com três ensaios de cunho histórico. No primeiro deles, o pesquisador fala da excursão que o escritor fez a Barbacena, Minas Gerais, e analisa a presença do local no romance Quincas Borba.
O segundo ensaio, “O Rio de Machado de Assis”, mostra como a trajetória do escritor confunde-se com a da cidade natal. O último, por fim, aborda o universo crítico e os ataques sofridos pelo escritor por intelectuais da época, num caso de suposto plágio.
» Acesse ao livro Três Vezes Machado de Assis
3. Machado de Assis - Uma Biografia
Livro Machado de Assis - Uma Biografia, José Martino
Neste livro, José Martino nos apresenta um Machado de Assis bem mais humano do que aquele legado por muitos de seus biógrafos. O mito do escritor indiferente à dor humana e alheio às questões sociais de seu tempo não serve mais para rotular o autor das Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Aqui, vemos Machado como um homem de seu tempo, amigo dos amigos, funcionário público exemplar, completamente dedicado ao mundo das letras.
Tendo nascido numa família muito pobre, no Morro do Livramento, cedo o pequeno Joaquim Maria percebeu que somente através de muito estudo poderia conseguir ascender socialmente. Logo vem para a cidade, atrás de trabalho, e é acolhido por Paula Brito, que ficara entusiasmado com a inteligência do menino. Em pouco tempo, o jovem entra para o jornalismo, onde escreverá contos e crônicas por quase toda a vida. Adora frequentar teatros e vive deslumbrado com as atrizes. Aos trinta anos, casa-se com Carolina, irmã do poeta Faustino Xavier de Novais.
Neste livro, o autor lança novas luzes a respeito da misteriosa vinda de Carolina para o Brasil, um dos pontos mais obscuros ligados à biografia de Machado de Assis. Entrando para o funcionalismo público, num emprego estável e seguro, Joaquim Maria pôde dedicar-se ainda mais à literatura, tendo sido reconhecido pelos seus próprios contemporâneos como o homem de letras mais completo de seu tempo.
» Acesse ao livro Machado de Assis - Uma Biografia
4. Machado de Assis: Estudo Crítico e Biográfico
Livro Machado de Assis: Estudo Crítico e Biográfico, Lúcia Miguel Pereira
Lúcia Miguel Pereira (1901-1959) é uma das figuras mais importantes da crítica literária brasileira. Seu livro sobre a vida e a obra do autor de Dom Casmurro, publicado em 1936, é marcado pelo ineditismo de biografar, de maneira acadêmica, o nosso maior escritor.
O estudo de Lúcia Miguel Pereira ingressa também na crítica literária e aponta caminhos que mais tarde outros autores desenvolverão. Para a época, mais que seu arsenal crítico, ele continha a intuição e a sensibilidade estética da autora. André Maurois, célebre biógrafo francês, escreveu sobre o livro em Les Nouvelles littéraires:
“Uma biografia que é modelo deste difícil gênero”. Agora em sua sexta edição, o volume traz os quatro prefácios anteriores assinados pela autora, além de uma introdução do escritor Fábio Coutinho.
Hoje, nenhum estudo sobre Machado de Assis pode dispensar em sua bibliografia o trabalho crítico e biográfico de Lúcia Miguel Pereira.
» Acesse ao livro Machado de Assis: Estudo Crítico e Biográfico
Que tal colocar na sua lista de leitura? Qual livro você já leu e recomenda? Conta para gente aqui nos comentários!
Fique por dentro de nossas notícias na página do Investindo em Livros no Facebook ou no nosso site www.investindoemlivros.com.br





Postar um comentário